André Kondo recebe Prêmio Guarulhos de Literatura 2020

Autor de Turma da Mônica - Lendas Japonesas, lançado pelo selo JBStudios, é premiado na categoria Escritor do Ano.

turma da monica lendas japonesasO escritor e poeta André Kondo, autor de Turma da Mônica – Lendas Japonesas, recebeu o Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 na noite do dia 21 de novembro de 2020, em evento que teve participação presencial reduzida e transmissão online (devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19).

A edição de 2020 do Prêmio teve 253 livros inscritos de autores e editoras de todo Brasil e escolheu três vencedores em três categorias: Escritor do Ano, Livro do Ano e Poesia de Textos Inéditos.

Kondo foi premiado com o terceiro lugar na categoria de Escritor do Ano pelo livro Turma da Mônica – Lendas Japonesas, lançado pela Editora JBC com o selo JBStudios em março de 2020. Este foi o único livro infantil selecionado entre os finalistas da premiação. Na mesma categoria, também foram premiadas Viviane Ferreira Santiago (As Dez Marias), em primeiro lugar, e Karla Maria (O Peso do Jumbo), em segundo.

Marcelo del Greco Andre Kondo Edi Carlos Rodrigues JB studios

André Kondo (ao centro) contou detalhes do livro ilustrado Turma da Mônica Lendas Japonesas durante o evento Henshin+ de 2019

Mais sobre André Kondo

André Kondo é autor de dez livros, sendo nove premiados, incluindo “O Pequeno Samurai”, finalista do Prêmio Jabuti e M. H. no Prêmio João-de-Barro. Recebeu mais de 300 prêmios literários, com textos publicados no Brasil, Portugal e no Japão. Filho de imigrantes japoneses, morou no Japão e na Austrália.

Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração. Foi vice-presidente da Academia Nipo-Brasileira de Escritores e é atualmente vice-presidente da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil e da ANBLA, sendo também membro correspondente da Academia Taubateana de Letras, da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e da ASES – Bragança.

Entre suas obras publicadas estão: Cem Pequenas Poesias do Dia a Dia, Contos do Sol Renascente, A Peregrinação das Folhas Caídas e Além do Horizonte.

Prêmio Guarulhos de Literatura

O Prêmio Guarulhos de Literatura foi idealizado e organizado pelo escritor Auriel Filho com o objetivo de fomentar o livro, a leitura, a literatura. Inicialmente criado como incentivo aos escritores de Guarulhos (SP) e da capital do estado, com o passar dos anos, o prêmio foi se expandindo e, a partir da quarta edição, em 2020, passou a abranger inscrições de todo o Brasil.

Todos os anos, o Prêmio Guarulhos de Literatura homenageia uma figura pública ligada às artes e este ano foi a vez do poeta, escritor e cordelista João Gomes de Sá que presta um serviço exemplar em defesa da cultura popular e da literatura de cordel.

Contamos no JBC Bits na Quarentena #22

Redação JBC Redação do site Editora JBC e dos Mangás JBC
Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.