Mangá Akira volta a ganhar mais dois prêmios do Troféu HQ Mix

Akira Trofeu HQ MixO clássico mangá Akira volta a surpreender com mais dois prêmios do Troféu HQMix, desta vez, em duas categorias na mesma edição.

A lista com os vencedores da 32ª edição do Troféu, considerado o “Oscar” dos quadrinhos no Brasil, foi divulgada no dia 26 de novembro de 2020 e o volume 6 de Akira, lançado em 2019 pela JBC, foi o mais votado em duas categorias: Publicação de Clássico e Publicação em Minissérie.

Com estes dois prêmios, a série do mangá soma quatro troféus no total. O primeiro volume recebeu o prêmio na categoria de Publicação de Clássico em 2018 (Akira vol. 1 venceu o 30º Troféu HQMIX) e, no ano seguinte, foi a vez do volume 2 (Editora JBC é premiada no 31º Troféu HQMIX).

Contamos aqui no JBC Bits na Quarentena #22

Completa em 6 volumes em formato de luxo, a nova edição do mangá Akira foi um marco nas publicações de quadrinhos no Brasil e no mundo, já que tomou a frente, no mesmo ano em que foi lançado na França, da remasterização da obra. A edição especial passou por um processo de aprovações minuciosas e chegou ao volume final em 2019.

Clássico escrito e ilustrado por Katsuhiro Otomo, Akira tornou-se uma das principais referências da onda cyberpunk década de 1980.

.: Editora JBC lança o mangá Akira no Brasil

O Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX é um prêmio anual de quadrinhos que tem como objetivo divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no Brasil e é considerado o mais importante troféu do gênero da América Latina, com reconhecimento internacional. Criado em 1988 pela dupla Gualberto Costa e JAL dentro do programa TV MIX, o prêmio conta atualmente com a votação de mais de dois mil profissionais da área do humor gráfico e quadrinhos, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Em cada edição, o troféu presta homenagem a um personagem criado por artistas brasileiros e, desta vez, a personagem do troféu é a Radical Chic, personagem criada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Paiva que era publicada na revista “Domingo” suplemento do Jornal do Brasil. A escultura foi feita pelo artista Wilson Iguti.

Da lista de vencedores, ainda não foram divulgados os resultados de duas categorias, Novo Talento Desenhista e Novo Talento Roteirista, que só serão revelados no dia da premiação.

A cerimônia de premiação acontecerá no canal do Centro de Pesquisa e Formação do SESC CPF SESC no YouTube, no dia 12 de dezembro de 2019, sábado, às 18h, com apresentação de Serginho Groisman.

Acompanhe a premiação do 32º Troféu HQMIX 2020

Transmissão ao vivo da premiação 32º TROFÉU HQMIX 2020

Quando: 12 de dezembro de 2020
Horário: 18h
Onde: canal CPF SESC (YouTube)

Redação JBC Redação do site Editora JBC e dos Mangás JBC
Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.