Inscrições abertas para o 10º Internacional Manga Award

14.04.2016 A JBC apoia o concurso internacional de mangá promovido pelo governo japonês

poster_manga2017-212x300

O 10º Internartional Manga Award já está com as inscrições abertas para selecionar os melhores mangás do mundo. Se você é fã de quadrinhos japoneses e tem uma boa história para contar, essa pode ser a sua chance! Para participar, basta apresentar um projeto impresso de uma obra em mangá com, no mínimo, 24 páginas (no BMA, o mínimo de páginas também é de 24).

No Brasil, as inscrições podem ser enviadas até o dia 17 de julho para uma representação diplomática japonesa (consulados ou embaixada, excluindo-se escritórios representativos – veja a lista com os endereços aqui), ou enviadas diretamente para a Comissão Executiva do 10º Prêmio Internacional de Mangá.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê formado por editores e artistas de mangá no Japão e o resultado deve sair até janeiro de 2017. O primeiro colocado receberá o Golden Award e outros três artistas serão premiados com o Silver Award. Além do reconhecimento da obra, os escolhidos ganharão uma viagem de dez dias para o Japão, incluindo a participação da Cerimônia de Premiação em Tóquio e visitas a editoras e encontros com mangakás. Além disso, outras obras são reconhecidas com o Bronze Award.

Nas edições anteriores do BMA, a JBC deixou em aberto a opção para que todos os participantes também pudessem se inscrever no International Manga Award. Nós continuamos achando bacana a ideia de brasileiros enviarem seus trabalhos, principalmente porque temos visto obras cada vez melhores. Quem sabe algum brasileiro vence o prêmio maior, não é mesmo?

Edições passadas do International Manga Award

Em 2016, no 9º International Manga Award, foram 259 trabalhos inscritos de 46 países. Os vencedores do Prêmio de Ouro foram os israelitas Boaz Lavie, Asaf Hanuka & Tomer Hanuka, que apresentaram o mangá The Divine. Esta foi a primeira vez que artistas de Israel ganharam o prêmio. Entre os vencedores do Prêmio de Prata, foram escolhidos dois taiwaneses e um vietnamita.

O concurso é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, com apoio da Associação dos Cartunistas do Japão e da Fundação Japão, e foi criado em 2007 pelo então ministro responsável Taro Aso com o intuito de divulgar a cultura de mangá pelo mundo.

Na primeira edição do, o mangá Holly Avenger, dos quadrinistas Érica Awano e Marcelo Cassaro, foi premiado com o Bronze Award e ganhou reconhecimento do ministério como mangá brasileiro. “Foi um susto, nem mesmo a gente esperava que fosse dar em alguma coisa. O que fez diferença é que, por conta desse prêmio, agora já se sabe que têm brasileiros fazendo mangá e isso é reconhecido pelo governo japonês”, disse Marcelo.

Como se inscrever?

Para informações detalhadas do regulamento, clique aqui.
A ficha de inscrição deve ser preenchida em inglês ou japonês. Para baixar, clique aqui.
Endereços de Embaixadas ou Consulados Gerais do Japão, clique aqui.

20160414_manga_award_2016

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.