JBC comemora a Semana do Samurai com lançamentos

24.04.2007 Editora publica obras imperdíveis sobre os lendários guerreiros japoneses

Os samurais representam uma das maiores expressões da cultura do Japão. Seu modo de vida, baseado em um rígido código de honra (chamado bushido), influenciou a maneira de pensar da sociedade nipônica. Sem os ensinamentos desses guerreiros, dificilmente os japoneses teriam hoje a segunda maior economia do mundo.

Em homenagem ao exemplo de honra, lealdade e persistência vindo desses notáveis servos feudais, na cidade de São Paulo foi estabelecida a data de 24 de abril como o Dia do Samurai. O dia foi escolhido em função de ser o aniversário de mestre Kishikawa, considerado uma das maiores autoridades sobre a conduta samurai no Brasil.

A Editora JBC é uma das maiores referências sobre Japão e cultura japonesa no Brasil. Para comemorar essa data tão especial, a única editora especializada em assuntos nipônicos vem com dois mega lançamentos nesse mês: o mangá (quadrinho japonês) Samurai Girl, composto por 12 volumes mensais, e o livro Estratégia Samurai.

Samurai Girl
Samurai Girl conta a história de Ryoko Mitsurugi, uma linda colegial que possui uma enorme paixão pelos lendários guerreiros japoneses e sonha em ser uma grande samurai da Era Contemporânea.

Ela carrega uma espada de madeira para castigar qualquer um que ouse oprimir os mais fracos. Entretanto, no fundo, o que ela mais deseja é afinar as suas técnicas por meio de lutas com adversários poderosos.

Estratégia Samurai
Enquanto isso, Estratégia Samurai é um livro inédito em português que extrai o melhor do ensinamento dos servos do Japão feudal para você aplicar no seu dia-a-dia, obtendo sucesso nas mais variadas situações do cotidiano.

O livro é inspirado na célebre obra O Livro Dos Cinco Anéis (Go Rin No Sho), de Miyamoto Musashi, um dos mais famosos guerreiros do Japão feudal.

Enciclopédia dos Samurais
Além desses lançamentos, a Editora JBC também apresenta em seu acervo outras obras sobre samurais: dentre elas estão o livro “Enciclopédia dos Samurais”, a mais completa obra sobre os guerreiros japoneses já publicada no Brasil.

Ele apresenta detalhes de toda parte estratégica de batalhas, além de seções adicionais que explicam as religiões dos guerreiros, o código de honra, os símbolos utilizados nas bandeiras e a prática do harakiri, o suicídio cometido em nome da honra. Ainda nessa publicação há um levantamento inédito, em que o autor conseguiu elaborar uma lista das famílias samurais de todo o arquipélago. Pelo sobrenome, qualquer pessoa pode saber se é descendente de um samurai.

Uma das maiores obras-primas dos quadrinhos japoneses de todos os tempos também é relacionada à Semana do Samurai: Samurai X é uma série em mangá que conta a história de Kenshin, um andarilho errante do Japão feudal. Conhecido como “Battousai, O Retalhador”, Kenshin trabalhava para o Governo, assassinando desafetos conforme orientações que lhe eram dadas. Depois de infortúnios que o abalaram, prometeu nunca mais matar e passou a proteger as pessoas, usando uma espada de lâmina invertida.

Além do mangá, Samurai X também rendeu outras duas publicações: Kenshin Kaden, a mais completa enciclopédia sobre o universo da série, e as novels “Crônicas de Um Samurai na Era Meiji”, dois volumes compostos por histórias romanceadas baseadas na história do quadrinho.

Para conhecer, para se divertir, para se comover, para tirar lições úteis. Samurais para todos os gostos e idades você só encontra nas publicações da Editora JBC.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.