"Os Gatos do Louvre" é premiado no HQ MIX 2024
25.11.2024 Obra de Taiyo Matsumoto foi vencedora na categoria Publicação em MinissérieA Editora JBC foi vencedora do prêmio HQ Mix na categoria Publicação em Minissérie pela obra “Os Gatos do Louvre“, de Taiyo Matsumoto. O mangá, completo em dois volumes, transporta os leitores para os corredores do famoso museu francês, onde gatos misteriosos vivem aventuras intrigantes. A obra combina arte e narrativa de forma única, cativando tanto os fãs de quadrinhos quanto os amantes de arte.
O prêmio HQ Mix, criado em 1988, é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Ele é considerado um dos mais importantes do setor, reconhecendo a excelência em diversas categorias relacionadas aos quadrinhos, cartuns e artes gráficas.
A Editora JBC já foi premiada em edições anteriores do HQ Mix, consolidando-se como uma das principais editoras de mangás no Brasil. Entre suas conquistas anteriores, destacam-se prêmios por publicações como “Akira” e “Nausicaä do Vale do Vento“, que também receberam reconhecimento pela qualidade editorial e pelo impacto cultural.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.
A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, e do Sesc São Paulo.
Os ganhadores receberão o troféu Muriel, personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a produzir a arte do troféu, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura. A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”. A estatueta deste ano foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco.