O mangaká Tsutomu Nihei no Brasil

23.05.2017 Saiba tudo sobre a passagem do autor japonês Tsutomu Nihei no Brasil para o lançamento do mangá Blame! na Comic Con Experience 2016
Foto: Rafael Salvador

Tsutomu Nihei no Brasil

Para marcar o lançamento do mangá Blame! no Brasil, o autor Tsutomu Nihei carimbou o passaporte e veio para o maior evento geek de São Paulo. Foi na Comic Con Experience (CCXP) de 2016, de 1 a 4 de dezembro, que a Editora JBC lançou o primeiro volume de Blame! com uma série de atividades incluindo sessões de autógrafos e painéis com o autor.

O mangaká Tsutomu Nihei

Tsutomu Nihei é autor de mangás de influências cyberpunk. Conhecido dentro e fora do Japão por obras de ficção científica como Knights of Sidonia e Blame!, Nihei seguiu uma trajetória singular em sua profissão.

Formado em arquitetura, ele até chegou a exercer a profissão, mas o mundo dos quadrinhos falou mais alto. Ele transportou os projetos arquitetônicos para os roteiros de ficção e desde então não parou mais. Tudo começou com o one shot Blame!, que lhe rendeu o prêmio Four Seasons Awards, da Afternoon Magazine (editora Kodansha), na categoria Jiro Taniguchi Special Prize, em 1995.

Depois de trabalhar como assistente do veterano mangaká Tsutomu Takahashi, Nihei serializou Blame!, lançado em 1998 na Afternoon Magazine. Mais tarde, lançou Biomega pela Shueisha e voltou à Kodansha com Knights of Sidonia.

Sua visibilidade internacional também vem de outro título. Ele chegou a trabalhar para a Marvel fazendo uma história sobre o personagem Wolverine, chamada Wolverine: Snikt!, publicada em janeiro de 2004.

Lançamento na CCXP 2016

Tsutomu Nihei distribuiu autógrafos no estande da Editora JBC

O autor veio acompanhado por uma comitiva de peso ao Brasil para o lançamento de Blame!.

Junto com ele estavam Kenichi Yamamoto, editor da Kodansha (responsável pelo lançamento dos mangás de Nihei no Japão) e Yoshihiko Yamazaki, produtor responsável pela adaptação do mangá para as animações de Knights of Sidonia e Blame!.

No evento, Nihei, Yamamoto e Yamazaki participaram de dois painéis com o público, um no estande da Editora JBC e outro no auditório Ultra. Eles falaram sobre o processo de criação dos mangás, mostraram detalhes da animação Blame! lançada em 2017 pela Netflix e apresentaram detalhes inéditos do próximo trabalho de Nihei, o mangá Aposimz.

Além dos painéis, eles também participaram da primeira coletiva de imprensa da CCXP 2016. Na ocasião, os convidados responderam às perguntas dos membros da imprensa e contaram detalhes da produção dos mangás, das animações e da carreira deles.

Nihei ainda distribuiu autógrafos gratuitos no estande da Editora JBC e, como autor e fã de quadrinhos, ele não podia deixar de levar lembranças do evento para casa. No meio da feira, ele foi reencontrar o artista britânico Simon Bisley (de HQs como Lobo e Sláine), que estava no Artists’ Alley da CCXP.

Veja mais fotos de Tsutomu Nihei no Brasil

Mangás de Tsutomu Nihei publicados pela Editora JBC

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.