JBC lança RG Veda!

16.10.2012 Trabalho inédito do Clamp sai agora em outubro no Brasil!
RG Veda

RG Veda foi o primeiro grande sucesso do CLAMP. Com belas, e rebuscadas, ilustrações, como é de praxe nos trabalhos do grupo. RG Veda surgiu em 1989 no Japão, e teve 10 volumes, terminando de ser publicado em 1996.

O mangá se utiliza de vários elementos da mitologia Hindu. O título, por exemplo, vem de Rig Veda (ou Rigveda) – o Livro dos Hinos – o documento mais antigo da literatura Hindu, escrito por volta de 1700-1100 a.C., que descreve vários rituais e oferendas às divindades.

A História

A história começa mostrando que 300 anos atrás, o Deus do Trovão, Taishakuten (Indra) se rebelou contra o Imperador dos Céus, matando tanto ele quanto seu guardião – Ashura-ô (Asura) – começando, então, seu reinado de terror e crueldade. Porém, a sacerdotisa Kuyou previu que ‘Seis Estrelas’ surgiriam e que, quando encontrassem a criança capaz de mudar o destino dos Céus, iriam desafiar o tirano Imperador.

Então, quando Samraat Yasha (Yaksa), um dos generais do novo imperador, encontra Ashura, criança herdeira de Ashura-ô (não se sabe se é um menino ou menina), que estava adormecida há 300 anos, as engrenagens da profecia começam a funcionar e um sangrento conflito de deuses parece ser inevitável.

Personagens

Ashura (Asura) – Filho de Samraat Ashura e último sobrevivente do seu clã. Ficou adormecido na Floresta Maya por 300 anos. Apesar de ser bem amigável, a princípio, rapidamente fica ciente de seu cruel destino.

Samraat Yasha – Líder do clã Yasha do norte e um dos guerreiros mais fortes do Tenkai. Um dia, Yasha acaba por libertar Ashura, filho de Samraat Ashura, e se torna seu protetor. Por ter abrigado Ashura, seu clã é declarado renegado, e é dizimado por Bishamonten.

Samraat Ryu – Ryu é o líder do clã Ryu do leste. Relutantemente herdou o trono, depois que seu avô estava doente demais para continuar governando. Depois de aparecerem em seu reino, acompanha Samraat Yasha e Ashura em sua jornada para realizar a profecia, na esperança de lutar contra Yasha, um dia.

Samraajni Karura – Líder da tribo Karura, está sempre acompanhada de uma ave chamada Garuda. Apoia a missão de Yasha desde o começo, mas não se junta a ele por preferir ficar junto de sua irmã.

Samraajni Kendappa – Líder do clã Karura do oeste, é a melhor musicista de todo o Tenkai. Salvou Souma e a abrigou em sua casa.

Souma – Sobrevivente da tribo Soma, viu seu povo ser massacrado com seus próprios olhos. Foi encontrata por Samraajni Kendappa, que a escondeu com Kisshouten. Se junta à Yasha, para vingar sua tribo.

Taishatsuken (Indra) – é uma divindade que, em sânscrito, é conhecido como Indra. Um homem centrado e temível, que ganhou o título de “Deus do Trovão”. Rebelou-se contra o Imperador dos Céus, matando o próprio Imperador e o seu guardião.

As autoras

Com traços rebuscados e rico em detalhes, layout inovador e enredo envolvente, o CLAMP formou uma legião de fãs no mundo todo. Mais do que isso: apesar de fazer quadrinhos voltados para o público feminino, os mangás acabaram caindo também no gosto dos meninos. Como todo mangaká, o CLAMP começou seus trabalhos fazendo doujinshis(1) em 1984.

Há quem diga que, nessa época, o grupo era formado por 11 pessoas. O número de integrantes diminuiu com passar do tempo até ficar reduzido a um núcleo de quatro produtoras: Ageha Ohkawa(ex-Nanase Ohkawa), a líder do grupo, responsável pelo design, argumentos e roteiros; Mokona(ex-Mokona Apapa), a desenhista; Satsuki Igarashi, que cuida do design, desenvolvimento e, às vezes, faz ilustrações; e a também desenhista Tsubaki Nekoi (ex-Mick Nekoi). Os pseudônimos entre parênteses são os nomes pelos quais elas eram conhecidas até 2004, quando mudaram de pseudônimos.

O Quarteto de Osaka publicou em 1989 a história RG Veda na revista Wing Comics. Foi o primeiro trabalho profissional. E não parou mais! Depois de RG Veda vieram: Tokyo Babylon (1991), Clamp Campus Detective (1992), X (1992), Guerreiras Mágicas de Rayearth (1994), MiYuki-chan in Wonderland(1995), Wish (1996), Card Captor Sakura (1996), Clover (1997), Angelic Layer (1999), Chobits (2001),Tsubasa Reservoir Chronicle (2003), XXX Holic (2003) e Kobato (2005).

RG Veda terá formato 12 X 18, com 200 páginas, custando R$ 11,90, e será lançado nos eventos Fest Comix, em São Paulo, e Gibicon, em Curitiba, indo para as bancas no final de outubro.

(1) Doujinshis: mangás produzidos e distribuídos de forma independente;

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.