Saquê, néctar dos deuses

30.11.2007 A Editora JBC promove palestra e traz livro sobre a tradicional bebida japonesa

O saquê, tradicional bebida japonesa, conquista cada vez mais apreciadores pelo mundo. Para ajudar o público a entender os mistérios da degustação dessa bebida milenar, a Editora JBC realiza em parceria com a Saraiva MegaStore e a Tradbras a palestra Saquê, néctar dos deuses, com o especialista Celso Ishiy.

Além da palestra, o evento terá a venda o livro “Saquê: Para Iniciantes & Iniciados”, de temática inédita em português sobre o assunto. O evento acontece no dia 18 de dezembro, às 19h30, na Livraria Saraiva localizada no Shopping Morumbi.

Prometendo sanar a curiosidade do público brasileiro, a palestra irá abordar aspectos como a origem do saquê, por que a bebida é considerada sagrada, os diferentes critérios usados para qualificar os produtos, costumes e etiquetas que envolvem o destilado, a temperatura ideal, e quais os requisitos para a fabricação de um saquê de boa qualidade, além das técnicas de produção.

O universo da bebida é tão vasto e rico no Japão, que existem mais de 900 palavras relacionadas ao assunto. Repleto de significados e simbologias, a cerimônia do saquê é usada para o início de uma nova etapa na vida. Os samurais bebiam saquê antes de uma guerra para criar coragem e mais força.

O livro traduzido do original japonês e escrito por Griffith Frost e John Gauntner responde em profundidade todas essas questões, reunindo e estruturando as informações fundamentais para quem deseja apreciar e conhecer a bebida. “Saquê: Para Iniciantes & Iniciados”, da Editora JBC também explica os diferentes critérios usados pelos experts para qualificar os produtos e, para os interessados em aprimorar o paladar, inclui as fichas de degustação usadas nos torneios que elegem os melhores saquês do planeta.

Mas o livro não se resume a um manual de apreciação. Intercalado entre os capítulos, há crônicas históricas e atuais cujo enredo gira em torno da bebida – histórias de amizade, boemia e romance. Receitas de combinações para drinks contemporâneos e os de pratos & petiscos ideais para cada variação da infusão enriquecem a obra.

Além disso, nesta edição do livro, foi incluído um capítulo sobre a história e o mercado do saquê no Brasil.

Perfil do palestrante:

Celso Norio Ishiy, 26 anos, é o especialista em sake para a Hakushika no Brasil. Estuda o saquê há 3 anos. Fez vários cursos sobre o assunto no Japão, dentre eles: Sake Basic Course, pela Tatsuuma Honke Brewing e Sake Professional Course, ministrado por John Gautner, onde aperfeiçoou-se sobre a fabricação e industrialização dos saquês Hakushika, o ritual da cerimônia e a história da bebida, além da origem, seus significados e peculiaridades. Em janeiro de 2008 fará um novo curso de aperfeiçoamento no Japão, desta vez sobre a harmonização de cada tipo de saquê com os diversos tipos de alimentos.

Proferiu diversos treinamentos, cursos e palestras sobre o tema em instituições como Fundação Japão, ABB (Associação Brasileira de Bartenders), no evento “Japão à Brasileira”, organizado pela Prefeitura do Município de São Paulo, entrevistas para o programa “Todo Seu” (Ronnie Von) e “Hoje em Dia” (Anna Hickimann), além de treinamentos para restaurantes e empórios.

Serviço:

Saquê: “Néctar dos Deuses”
Quando: 18 de dezembro às 19h30
Onde: Saraiva MegaStore Morumbi Shopping (Av. Roque Petroni Jr,1.089 – Morumbi) Acesso para deficientes, Ar – condicionado, Estacionamento e valet – tarifado
Quanto: entrada gratuita – As inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventosmorumbi@livrariasaraiva.com.br ou via telefone: 5181 6638.
*As vagas são limitadas e as incrições devem ser feitas antecipadamente.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Editora JBC
Aline Martins (11) 5575-6286 r.239
aline@editorajbc.com.br

Comunicação Saraiva MegaStore MorumbiShopping
Taís Ramires (11) 5181 6638
taisr@livrariasaraiva.com.br

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.