Samurai das Tesouras

06.09.2007 O livro conta a trajetória de sucesso e os ensinamentos do empresário Hideaki Iijima, criador dos salões de cabeleireiros SOHO

O imigrante japonês Hideaki Iijima chegou ao Brasil em 1979 sem saber dizer ao menos “obrigado” em português. Nesses anos de trabalho, ele abriu 27 salões de cabeleireiro que atendem 55 mil clientes por mês. Mais que isso, Iijima revolucionou o estilo de cortar cabelos no Brasil. Com a típica sabedoria oriental, ele revela sua trajetória, experiências marcantes e seus ensinamentos no livro.

Em uma narrativa bem-humorada, Iijima conta desde a sua iniciação em um badalado salão de cabeleireiros em Harajuku, bairro fashion de Tokyo, até a criação dos salões SOHO, que completam 25 anos de existência em 2007. As instalações modernas, o atendimento rápido, as técnicas de corte, o preço acessível e o serviço acima da média tornaram o SOHO referência no universo dos salões de cabeleireiros do Brasil.

Ensinamentos zen
Uma parte desse sucesso se deve ao sistema de atendimento supereficiente: há profissionais para receber, lavar, massagear, cortar e tingir. O cliente vai passando pelas fases até receber o retoque final. A outra parte se deve à personalidade inconfundível de Iijima, um misto de homem de negócios e mestre zen. Seus ensinamentos ultrapassam o ambiente clean dos salões SOHO e valem tanto para quem quer se tornar cabeleireiro quanto para executivos e empresários ligados a outras atividades.

Usando óculos redondos rente aos olhos, cabelos cortados com máquina zero e cavanhaque, Iijima recebe a todos com um sorriso largo, que é sua marca registrada.

Lições de vida
Depois de se tornar um empresário bem-sucedido, Iijima teve uma experiência inesquecível: ajudar as vítimas do terremoto de Kobe, ocorrido no Japão em 1995. A partir daí, começou a liderar iniciativas sociais para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tais como a atuação na ONG Zeladoria do Planeta e as campanhas SOHO de cortes de cabelos nas ruas a preços populares, cuja renda é doada a entidades dos bairros que participam. Lições de coragem, honra, disciplina, intuição e perseverança. Tudo isso e muito mais está em Samurai das Tesouras, uma leitura obrigatória para quem quer conhecer mais o espírito japonês e a arte de fazer negócios.

Samurai das Tesouras
Autor: Hideaki Iijima
Preço: R$39,00
ISBN: 978-85-7787-008-0
EAN: 978-85-7787-008-0
Páginas: 144
Formato: 140x210mm

Newsletter Receba as Novidades por E-mail!