JBC participa da Fest Comix

03.07.2007 Maior evento de quadrinhos da América Latina apresentou lançamentos e palestras da Editora

A Editora JBC participou mais uma vez do evento para fãs de quadrinhos, filmes, seriados, entre outros. O 12º Fest Comix aconteceu dos dias 29 de junho a 1º de julho no Colégio São Luís, em São Paulo.

Uma das atrações foi o Arena Comix, espaço destinado a palestras, exibições, e exposições. No domingo, a equipe de mangás da Editora JBC, representada pelo editor Marcelo Del Greco e o tradutor-chefe Arnaldo Oka, contou ao público como acontece a produção dos mangás da JBC, a maior editora de quadrinhos japoneses do país.

Del Greco ressaltou os cuidados de deixar o texto mais fluente e coeso possível, como no caso do mangá Fruits Basket, que leva até três dias para chegar ao texto final em português, sem contar a etapa da tradução.

Por sua vez, o tradutor Arnaldo Oka falou sobre a responsabilidade de lidar com traduções, de deixá-las o mais fiel possível ao original japonês ao mesmo tempo em que deve sofrer adaptações ao idioma para o qual o mangá é traduzido. “O tradutor deve aparecer o menos possível. Se isso de fato ocorre, significa que o trabalho está sendo bem feito”, concluiu. Após a apresentação, eles responderam às dúvidas da platéia.

Depois foi a vez do World Cosplay Summit, o Campeonato Mundial de Cosplay, cuja etapa brasileira é realizada pela editora JBC. Seguindo a apresentação de um vídeo do evento, o gerente de comunicação da editora, Douglas Matsunaga, explicou como funcionam as seletivas, contou situações curiosas e ressaltou o comentário da organizadora da etapa mundial, a diretora Atsuko Yamakawa, da TV Aichi: “ela ficou admirada com o empenho de todos e com os cosplays apresentados”, mencionou.

Os cosplayers Thiago Lopes, Juliana Alves, Wellington França, Gabriel Braz, Geraldo Júnior, Gabrielle Valério e Kátia Costa, que estavam no palco, deram destaque ao espírito de confraternização do WCS: “durante a elaboração, a família auxilia no cosplay e, no dia das apresentações, até os concorrentes se ajudam”, disse Thiago.

A Editora JBC comunicou que, em 2008, a final brasileira do WCS acontecerá no dia 21 de junho, data oficial do centenário da imigração japonesa no Brasil. As comemorações acontecerão no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e o WCS será a única atividade da programação voltada ao público jovem.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.