JBC leva cosplayers ao Japão

19.06.2006 Conheça a dupla escolhida na Etapa JBC Brasil do WCS 2006

A Etapa JBC Brasil do World Cosplay Summit 2006, a Copa do Mundo do Cosplay, emocionou os fãs brasileiros de animê e mangá. O evento aconteceu na Casa das Caldeiras, em São Paulo, no dia 17 de junho. Vinte finalistas de diferentes regiões do Brasil disputaram o título de representante brasileiro na grande final na cidade japonesa de Nagoya, no dia 6 de agosto.

A banca julgadora escolheu os cinco melhores. Figurino e apresentação contaram na escolha de Maurício Somenzari Leite Olivas e Mônica Somenzari Leite Olivas (Rosiel e Alexiel de Angel Sanctuary); Marcelo Batista de Andrade Fernandes “Vingaard” e Thaís Fonseca Jussim “Yuki” (Cloud Strife e Sephiroth de Final Fantasy VII); Daniela Beleze Karasawa e Fabrício Kazuo Karazawa Beleze (Yuko Ichihara e Kimihiro Watanuki de XXXHolic); Bruno de Castro Maciel Ribeiro e Nathália Lelis Thomé de Moura ( Ralf Jone e Mai Shiranui do game King of Fighters), e André da Silva Luiz e Allan Guillerme Barros Mathias ( Mario e Luigi do game Super Mario Bros).

Os grandes vencedores da noite foram a dupla de Angel Sanctuary (foto) e levaram para casa um prêmio de uma semana no Japão com tudo pago, uma viagem patrocinada pela ANA (All Nippon Airways), e um cheque de 2000 dólares do Banco Sudameris. O segundo lugar ficou com a dupla de Final Fantasy VII: Advend Children, e ganharam dois games CUBE. Como “Escolha do Público”, a platéia decidiu entre palmas e muitos gritos a apresentação de Mario e Luigi do Super Mario Bros. Confira abaixo uma prévia da entrevista com os vencedores Maurício Somenzari Leite Olivas e Mônica Somenzari Leite Olivas que será publicada na próxima Revista Made in Japan, edição 106, nas bancas no dia 7 de julho.

Há quanto tempo vocês fazem cosplay?

Maurício: Desde 2002, faço cosplays. Já foram mais de vinte.
Mônica: Comecei um ano depois, em 2003, por causa do meu irmão. Alexiel de Angel Sanctuary é a décima primeira cosplay que interpreto.

Como foram os ensaios para apresentação na Etapa JBC Brasil WCS?

Mônica: Foi pouco menos de um mês para preparar a roupa e treinar uma apresentação.
Maurício: Como conheço japonês, sou formado na língua, foi mais fácil representar o diálogo como aparece no original. Fiz o designer também das roupas para costureira, e editei a trilha sonora para a apresentação com a ajuda do meu pai que trabalha com rádio.

Como foi a confecção da roupa e principalmente das três asas que cada um dos personagens carrega?

Mônica: Foi um trabalho inacreditável que envolveu toda família. O primeiro desafio foi encontrar as penas, uma peça difícil de ser vendida fora da epóca do carnaval. Por fim, compramos colares de pena e passamos cerca de um mês colando cada uma delas no pano que fazia parte das asas.
Maurício: Além disso, fomos a uma Escola de Samba aprender como fazer a estrutura das asas. Precisamos comprar as cadeiras que sustentam as asas, soldar o metal no qual o tecido foi fixado e colar cada uma das penas.

Qual expectativa para a final do World Cosplay Summit no Japão?

Maurício: Acho que temos chance de ganhar, já acompanhei outras finais, inclusive fiz amizades com algumas alemãs e italianas, por isso acredito estarmos preparados para representar bem o Brasil no World Cosplay Summit.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.