Editora JBC tem 14 indicações ao 36º Troféu HQMIX
Premiação que avalia a produção de quadrinhos no Brasil chega à sua 36ª edição. Resultados serão divulgados em dezembro de 2024.A Editora JBC está concorrendo ao 36º Troféu HQMIX com 14 indicações em oito categorias diferentes. A premiação é considerada o “Oscar das Histórias em Quadrinhos no Brasil” e contou com seis jurados para avaliar mais de 600 obras de produções lançadas no ano de 2023. Após essa primeira seleção, agora é a vez dos jurados profissionais do setor de quadrinhos (previamente inscritos) votarem nos melhores trabalhos indicados.
Neste ano, a JBC está novamente como indicada na categorias de Editora do Ano (prêmio conquistado em 2015). Entre os autores brasileiros da JBC, três se destacaram na lista desta edição: Magenta King indicado na categoria de Novo Talento Desenhista, Nicole Spada, na de Colorista Nacional, e Guilherme Match e Hiro Kawahara, na de Arte Finalista Nacional. Entre os títulos japoneses que foram selecionados para a próxima etapa de votações estão: Nausicaä do Vale do Vento, Os Gatos do Louvre, Shimanami Tasogare, Boys Run the Riot e Sunny Sunny Ann!.
Além disso, a Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras, grupo do qual a JBC faz parte desde 2022, também concorre na categoria de Editora do Ano e com duas HQs: O Filme Perdido, na categoria de Edição Especial Nacional, e Sobre a Tirania, na de Edição Especial Estrangeira.
O resultado será anunciado no início de dezembro de 2024 e a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 11 do mesmo mês, às 19h, no Sesc 14 Bis, em São Paulo.
Indicações Editora JBC
Editora do Ano
Publicação de Aventura/ Terror/ Fantasia
- A Sereia da Floresta (Hiro Kawahara)
Publicação de Clássico
- Nausicaä do Vale do Vento #02 (Hayao Miyazaki)
Publicação em Minissérie
- Os Gatos do Louvre (Taiyo Matsumoto)
- Shimanami Tasogare (Yuhki Kamatani)
Mangá e Produções Correlatas
- 9 Horas Master Edition (Magenta King)
- Boys Run the Riot (Keito Gaku)
- Shimanami Tasogare (Yuhki Kamatani)
- Sunny Sunny Ann! (Miki Yamamoto)
- Soundtrack (Guilherme Match e Rashid)
Novo Talento Desenhista
- Magenta King (9 Horas Master Edition)
Colorista Nacional
- Nicole Spada (A Sereia da Floresta)
Arte Finalista Nacional
- Guilherme Match (Soundtrack)
- Hiro Kawahara (A Sereia da Floresta)
Sobre o Troféu HQMIX
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil. A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação. Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido grande parceiro do HQMIX nesta jornada, assim como o Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.