Tudo o que rolou da JBC na CCXP22
Confira os cliques das principais atrações e atividades da Editora JBC na CCXP22A Editora JBC marcou presença na CCXP22 com uma série de atividades e atrações para o público geek. O evento, que aconteceu de 1 a 4 de dezembro de 2022, voltou ao seu formato presencial após dois anos de edições virtuais.
Como não podia faltar mangá na área, a Editora JBC participou com um estande inspirado nas ruas de Akihabara, bairro de Tóquio que é um dos principais pontos turísticos dos nerds. Além da loja com lançamentos e descontos especiais, o espaço tinha áreas de photo opportunity e uma plataforma de gravação de vídeos 360º.
Entre os lançamentos que chegaram direto para os visitantes do São Paulo Expo, estavam: Neon Genesis Evangelion – Collector’s Edition, Diário dos Gatos, Ao Ashi, Boys Run the Riot, Nana (reposição) e Haikyu!! volume 5.
Também chegaram para o evento os quadrinhos nacionais: Teerra & Windy – Edição Definitiva, de Cah Poszar, KOPHEE, de Guilherme Match e Como Fazer Mangá, de Raoni Marqs.
Também foram lançados produtos da linha JBC como bonés e ecobags, que estarão à venda também na loja Japorama.
Masterclass com Raoni Marqs
Na tarde de quinta-feira, 1 de dezembro, o escritor e desenhista Raoni Marqs, autor de Bendaora e Como Fazer Mangá, apresentou uma masterclass com o tema “Como Criar Mangás” no auditório Ultra. Durante a aula, Raoni explicou as características da linguagem explorada nos quadrinhos japoneses, deu dicas de como criar roteiros, pensar e desenvolver histórias e falou sobre seus lançamentos na CCXP de 2022 com a Editora JBC.
Bate-papo com Cah Poszar
Na tarde de quinta-feira, a quadrinista Cah Poszar (autora de Teerra & Windy) participou de um bate-papo no palco Bentô para falar sobre mangás originais do Brasil. Ela estava ao lado de Tato Mafort, Israel Guedes, Hataoh e iaraNaika e contou curiosidades da criação de seus personagens e histórias.
Painel JBC
Durante o painel da JBC na noite de sexta-feira, 2 de dezembro, foi apresentada uma lista de novos mangás que devem chegar em 2023. Os destaques foram para as obras de Osamu Tezuka, Fênix e Astro Boy. Também foram anunciados novos originais JBStudios em desenvolvimento com autores brasileiros: The Ghost Who Lurks, com Yuri Moraes e Amilcar Pinna, Como Fazer Mangá Volume 2, com Raoni Marqs, e novas imagens de divulgação de Jiraiya, com Chris Tex e Santtos. Além disso, retorna à casa, Kaji Pato com seu quadrinho Quack para ganhar uma nova edição pelo selo Start!.
.: Veja mais neste post: Painel da Editora JBC na CCXP22
Artists’ Valley
No vale dos artistas, o “coração da CCXP”, alguns parceiros da JBC marcaram presença com suas mesas.
Cah Poszar, autora de Teerra & Windy estava lançando sua Edição Definitiva, além da publicação independente Shoujo Bomb, chaveiros, pins, adesivos e planner.
Chris Tex e Santtos estavam com os quadrinhos Blackout, Samurai Doggy, prints, e pins.
Na mesa do Fábio Yabu tinha a coleção de Combo Ranges e os quadrinhos Os Sussurros do Caos Rastejante e As Três Sepulturas.
Vinícius Galhardo levou para sua mesa o quadrinho Irupé e os dois volumes do livro Caboclo Tupinambá, além de bottons, adesivos e prints.
Guilherme Match levou KOPHEE, na edição do selo Start! que foi lançado na CCXP com um pacote de café especial de brinde, além do quadrinho Track, marcadores e prints.
Yuri Moraes levou seus quadrinhos Héros Américains, Bully Bully, Garoto Mickey, entre outros títulos de sua autoria.
E Raoni Marqs estava com seu mais recentes lançamentos: Bendaora volumes 1 e 2 (uma antologia com todas as suas histórias em quadrinhos), e Como Fazer Mangá, lançados pela JBC.
Sessão de autógrafos com Lázaro Ramos
A sessão de autógrafos aconteceu na tarde de domingo, 4 de dezembro, no estande da JBC para promover o lançamento do livro “Você Não é Invisível” e contou com a presença do escritor Lázaro Ramos e do ilustrador por Oga Mendonça.
Desde março de 2022, a Editora JBC passou a fazer parte do Grupo Companhia das Letras e um dos selos do grupo, a Objetiva, está lançando o livro “Você Não é Invisível”, o sétimo livro escrito por Lázaro Ramos e o primeiro voltado para o público adolescente.
Os irmãos Carlos e Vitória, mesmo vivendo num mundo repleto de maneiras de se comunicar, muitas vezes se sentem sozinhos, confusos e até mesmo invisíveis — mas os desafios encontrados, representarão importantes passos no fortalecimento de suas identidades.