Editora JBC – 27 anos
16.03.2022 Uma história de 27 anos de publicações estreitando os laços entre Brasil e Japão.Em 16 de março de 1995 foram escritas a primeiras linhas de uma grande jornada. Foi o dia em que nasceu a sede da Editora JBC no Brasil como parte do grupo Patrimônio Tokyo, empresa de comunicação fundada no Japão pelo empresário Masakazu Shoji, um prelúdio dessa aventura com o intuito de aproximar as culturas japonesa e brasileira por meio da leitura.
O primeiro capítulo da JBC veio com a Made in Japan, a primeira revista editada e publicada simultaneamente no Brasil e no Japão, e que apresentava as curiosidades e diferenças da cultura japonesa aos brasileiros.
Nos anos 2000, surgiu uma nova publicação, a revista Henshin, desta vez com o foco em conteúdo sobre animês, mangás, tokusatsu e o universo geek. O público leitor, sempre aberto a novidades do mercado japonês, pôde conhecer as primeiras publicações de mangás em português em 2001, com o lançamento de Samurai X e Card Captor Sakura, ambos editados com o sentido de leitura oriental, para uma experiência de leitura mais próxima aos originais japoneses.
Nessa empreitada, a Editora JBC se consolidou como parte do grupo JBGroup focado em construir pontes entre o Brasil e o Japão, organizando eventos como a edição brasileira do World Cosplay Summit (WCS), lançando novas revistas como a revista Hashitag, livros sobre a cultura japonesa, criando novos selos como o JBstudios e o Start! e tornou-se pioneira com o lançamento dos primeiros mangás digitais japoneses traduzidos para a língua portuguesa e dos primeiros simulpubs (publicações simultâneas) nos dois países.
Entre condecorações e prêmios, todas as conquistas foram construídas ao longo desses 27 anos de publicações da Editora JBC, hoje sob a gestão da CEO Marina Shoji, escrevendo tantas histórias junto com colaboradores, parceiros, autoras, autores e leitores, sempre mirando em novas aventuras para o amanhã.