André Kondo recebe Prêmio Guarulhos de Literatura 2020
Autor de Turma da Mônica - Lendas Japonesas, lançado pelo selo JBStudios, é premiado na categoria Escritor do Ano.O escritor e poeta André Kondo, autor de Turma da Mônica – Lendas Japonesas, recebeu o Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 na noite do dia 21 de novembro de 2020, em evento que teve participação presencial reduzida e transmissão online (devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19).
A edição de 2020 do Prêmio teve 253 livros inscritos de autores e editoras de todo Brasil e escolheu três vencedores em três categorias: Escritor do Ano, Livro do Ano e Poesia de Textos Inéditos.
Kondo foi premiado com o terceiro lugar na categoria de Escritor do Ano pelo livro Turma da Mônica – Lendas Japonesas, lançado pela Editora JBC com o selo JBStudios em março de 2020. Este foi o único livro infantil selecionado entre os finalistas da premiação. Na mesma categoria, também foram premiadas Viviane Ferreira Santiago (As Dez Marias), em primeiro lugar, e Karla Maria (O Peso do Jumbo), em segundo.
Mais sobre André Kondo
André Kondo é autor de dez livros, sendo nove premiados, incluindo “O Pequeno Samurai”, finalista do Prêmio Jabuti e M. H. no Prêmio João-de-Barro. Recebeu mais de 300 prêmios literários, com textos publicados no Brasil, Portugal e no Japão. Filho de imigrantes japoneses, morou no Japão e na Austrália.
Viajou por mais de 60 países em busca de inspiração. Foi vice-presidente da Academia Nipo-Brasileira de Escritores e é atualmente vice-presidente da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil e da ANBLA, sendo também membro correspondente da Academia Taubateana de Letras, da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências e da ASES – Bragança.
Entre suas obras publicadas estão: Cem Pequenas Poesias do Dia a Dia, Contos do Sol Renascente, A Peregrinação das Folhas Caídas e Além do Horizonte.
Prêmio Guarulhos de Literatura
O Prêmio Guarulhos de Literatura foi idealizado e organizado pelo escritor Auriel Filho com o objetivo de fomentar o livro, a leitura, a literatura. Inicialmente criado como incentivo aos escritores de Guarulhos (SP) e da capital do estado, com o passar dos anos, o prêmio foi se expandindo e, a partir da quarta edição, em 2020, passou a abranger inscrições de todo o Brasil.
Todos os anos, o Prêmio Guarulhos de Literatura homenageia uma figura pública ligada às artes e este ano foi a vez do poeta, escritor e cordelista João Gomes de Sá que presta um serviço exemplar em defesa da cultura popular e da literatura de cordel.