Editora JBC tem 8 indicações para o 32º Troféu HQMIX
Confira as indicações ao Troféu HQMix para a premiação dos melhores quadrinhos de 2019.A Editora JBC recebeu 8 indicações para o 32º Troféu HQMIX que seguem para a segunda etapa de votações. A edição do evento de premiação deste ano, devido à pandemia, será realizada em formato virtual, pelas redes sociais do Sesc no dia 12 de dezembro de 2020.
No total, foram 1.162 inscrições para concorrer entre as 32 categorias do troféu e a Editora JBC recebeu 8 indicações que foram analisadas por jurados especializados na área de quadrinhos. Os indicados agora passam para uma votação nacional por um grupo de inscritos previamente selecionados.
Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
São 32 categorias que envolvem profissionais, roteiros, eventos, publicação independente e muito outros.
Ao longo dos anos, marcaram a história da JBC as premiações do 13º Troféu HQMIX (Fábio Yabu – Desenhista Revelação; Lilian Maruyama – Colorista; Combo Rangers Revolution – Minissérie Nacional); do 27º Troféu HQMIX (Melhor Editora); do 29º Troféu HQMIX (The Ghost in The Shell – Edição Especial Estrangeira); do 30º Troféu HQMIX (Akira – Publicação de Clássico; Combo Rangers Somos Iguais – Publicação Infantil) e do 31º Troféu HQMIX (Akira 02 – Publicação de Clássico).
Confira abaixo quais foram as categorias em que a Editora JBC concorre ao 32º Troféu HQMIX.
Editora JBC
- Editora do Ano
Em 2019, a Editora JBC seguiu atuando no mercado de quadrinhos, em especial no mundo dos mangás. Mesmo depois de toda a dificuldade com as crises de distribuição e de muitas livrarias do Brasil, a editora mantém as suas séries regulares, lançamentos de novos títulos e continua aumentando o catálogo de mangás digitais. Cumprindo a missão de aproximar Brasil e Japão por meio da leitura e da cultura, a JBC sempre está pensando em proporcionar a melhor experiência de leitura com os lançamentos.
Hoje, o formato digital tem se mostrado uma boa opção para o melhor acesso dos brasileiros às grande séries japonesas no menor tempo possível. Além da conversão das séries regulares, a Editora JBC traz lançamentos de títulos em capítulos simultâneos com o Japão. Com isso, é possível simular uma experiência muito parecida com a proporcionada aos leitores pelas revistas semanais japonesas.
As histórias japonesas são muito próximas do cotidiano das pessoas, trazem tramas fantásticas, mas também humanas. A palavra “mangá” significa “história em quadrinhos” e conquistou o seu espaço no mercado de quadrinhos no país – já representa 60% do mercado em volume de lançamentos e vendas. Os mangás vão muito além dos personagens franzinos e olhos grandes e a Editora JBC constrói todos os dias novos caminhos para o acesso às novas histórias para um público cada vez mais diversificado.
Akira
- Publicação de Clássico
- Publicação em Minissérie
Akira é um dos marcos da ficção científica oriental e revolucionou a chegada dos mangás e da cultura pop japonesa no Ocidente.
A coleção foi publicada no Brasil pela Editora JBC em seis volumes, sendo finalizada em 2019.
A Heroica Lenda de Arslan
- Publicação Juvenil
A obra é uma adaptação em mangá do texto de Yoshiki Tanaka. Com artes da mangaká Hiromu Arakawa, conhecemos uma luta entre nações e a jornada de um jovem príncipe para tomar de volta seu pais natal das mãos dos inimigos.
Boa Noite Punpun
- Publicação em Minissérie
Boa Noite Punpun (Oyasumi Punpun) é um dos grandes sucessos do renomado autor de mangás Inio Asano, o mesmo de Nijigahara Holograph e Solanin, e ganhou uma edição especial no Brasil pela Editora JBC, com coleção completa em sete volumes em formato big (dois volumes japoneses em um brasileiro) e projeto gráfico original, único no mundo, aprovado pessoalmente pelo autor Inio Asano.
Erased
- Publicação em Minissérie
O mangá Erased é completo em nove volumes e conta a história do jovem Satoru Fujiuma, um jovem aspirante a mangaká, que vive um estranho fenômeno no qual volta alguns minutos no tempo. Porém, essa volta está sempre relacionada a alguma tragédia que só ele pode evitar. Um dia, depois de um certo incidente, Satoru acaba voltando 18 anos no tempo. Agora, para sair desse loop temporal e salvar sua família e amigos, ele terá que dar tudo de si para resolver um crime do passado que nunca foi resolvido!
Little Witch Academia
- Publicação em Minissérie
A obra é voltada para o público infantojuvenil, e conta a história da pequena Akko em suas primeiras aventuras na Escola de Magia Luna Nova.
Com uma narrativa que mistura fantasia, comédia e aventura, Little Witch Academia encanta jovens de todas as idades inspirando superação, otimismo e determinação.
O mangá foi publicado em 2019 pela Editora JBC com uma coleção em minissérie de 3 volumes.
Rosa de Versalhes
- Publicação em Minissérie
Um verdadeiro marco na história dos mangás shojo, Rosa de Versalhes é sucesso mundial da autora Riyoko Ikeda. A obra foi produzida entre 1972 e 1973, na mesma época em que as reivindicações pelos direitos das mulheres haviam tido início e estavam em evidência no mundo todo.
A coleção foi publicada em formato de minissérie em 5 volumes pela Editora JBC.
Destaques de autores nacionais
Entre as indicações desta edição também ganham destaque os artistas Lucas Gesse e Waldenis Lopes, que foram selecionados no concurso Brazil Manga Awards (BMA) 3 e dois artistas que serão publicados pela Editora JBC com o selo Start! Santtos e Cah Poszar estão concorrendo a prêmio nas seguintes categorias:
Santtos (Blackout 2)
- Arte-finalista nacional
- Desenhista nacional
- Publicação independente de autor
Apaixonado por quadrinhos e desenhista incansável, já realizou trabalhos para DC comics e outras editoras internacionais. Querendo alcançar novos vôos, decidiu apostar toda a sua carreira como quadrinista. Em 2012 fez a arte da HQ Turno da Noite, escrita por Andre Vianco e distribuído pela editora Rocco. Depois fez trabalhos com as editoras Novo Século e Dark King.
Após realizar incríveis concepts arts e storyboards para filmes e para o mercado de games (Ubisoft / Blizzard), juntou-se com Chris Tex para criar sua primeira HQ autoral Blackout, que ganhará publicação pela Editora JBc com o selo Start!
Cah Poszar (Shoujo Bomb)
- Publicação Independente de Grupo
Cah Poszar é designer, ilustradora e quadrinista. Fã de histórias em quadrinhos desde muito nova – influenciada por títulos como Sakura Card Captors, Rurouni Kenshin e Fullmetal Alchemist. Trabalha na área de licenciamento há mais de 7 anos, tendo ilustrado Guias de Marca de personagens como Barbie, Polly, Hotwheels, Miraculous Ladybug e Wonder Woman. Atualmente trabalha como designer na Mauricio de Sousa Produções, desenvolvendo Guias de Marca dos personagens de Turma da Mônica e derivados.
É autora de Teerra & Windy, que será publicado pelo selo Start! em formatos especiais.
Lucas Gesse e Waldenis Lopes (HarmoniHQ)
- Publicação Independente de Grupo
Lucas Gesse é autor da história Estupefato Mandini, que está publicada na antologia Henshin Mangá Blue e Waldenis Lopes é autor da história Planaltin Powers, lançada na antologia Henshin Mangá Red, ambas edições digitais dos selecionados do concurso BMA 3.
Quando:12 de dezembro de 2020
Onde: Redes sociais do Sesc
Lista completa de indicados: blog.hqmix.com.br/noticias/lista-de-indicados-hqmix-32