Editora JBC tem 8 indicações para o 32º Troféu HQMIX
Confira as indicações ao Troféu HQMix para a premiação dos melhores quadrinhos de 2019.A Editora JBC recebeu 8 indicações para o 32º Troféu HQMIX que seguem para a segunda etapa de votações. A edição do evento de premiação deste ano, devido à pandemia, será realizada em formato virtual, pelas redes sociais do Sesc no dia 12 de dezembro de 2020.
No total, foram 1.162 inscrições para concorrer entre as 32 categorias do troféu e a Editora JBC recebeu 8 indicações que foram analisadas por jurados especializados na área de quadrinhos. Os indicados agora passam para uma votação nacional por um grupo de inscritos previamente selecionados.
Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
São 32 categorias que envolvem profissionais, roteiros, eventos, publicação independente e muito outros.
Ao longo dos anos, marcaram a história da JBC as premiações do 13º Troféu HQMIX (Fábio Yabu – Desenhista Revelação; Lilian Maruyama – Colorista; Combo Rangers Revolution – Minissérie Nacional); do 27º Troféu HQMIX (Melhor Editora); do 29º Troféu HQMIX (The Ghost in The Shell – Edição Especial Estrangeira); do 30º Troféu HQMIX (Akira – Publicação de Clássico; Combo Rangers Somos Iguais – Publicação Infantil) e do 31º Troféu HQMIX (Akira 02 – Publicação de Clássico).
Confira abaixo quais foram as categorias em que a Editora JBC concorre ao 32º Troféu HQMIX.
Editora JBC
- Editora do Ano

Em 2019, a Editora JBC seguiu atuando no mercado de quadrinhos, em especial no mundo dos mangás. Mesmo depois de toda a dificuldade com as crises de distribuição e de muitas livrarias do Brasil, a editora mantém as suas séries regulares, lançamentos de novos títulos e continua aumentando o catálogo de mangás digitais. Cumprindo a missão de aproximar Brasil e Japão por meio da leitura e da cultura, a JBC sempre está pensando em proporcionar a melhor experiência de leitura com os lançamentos.
Hoje, o formato digital tem se mostrado uma boa opção para o melhor acesso dos brasileiros às grande séries japonesas no menor tempo possível. Além da conversão das séries regulares, a Editora JBC traz lançamentos de títulos em capítulos simultâneos com o Japão. Com isso, é possível simular uma experiência muito parecida com a proporcionada aos leitores pelas revistas semanais japonesas.
As histórias japonesas são muito próximas do cotidiano das pessoas, trazem tramas fantásticas, mas também humanas. A palavra “mangá” significa “história em quadrinhos” e conquistou o seu espaço no mercado de quadrinhos no país – já representa 60% do mercado em volume de lançamentos e vendas. Os mangás vão muito além dos personagens franzinos e olhos grandes e a Editora JBC constrói todos os dias novos caminhos para o acesso às novas histórias para um público cada vez mais diversificado.

Akira
- Publicação de Clássico
- Publicação em Minissérie
Akira é um dos marcos da ficção científica oriental e revolucionou a chegada dos mangás e da cultura pop japonesa no Ocidente.
A coleção foi publicada no Brasil pela Editora JBC em seis volumes, sendo finalizada em 2019.

A Heroica Lenda de Arslan
- Publicação Juvenil
A obra é uma adaptação em mangá do texto de Yoshiki Tanaka. Com artes da mangaká Hiromu Arakawa, conhecemos uma luta entre nações e a jornada de um jovem príncipe para tomar de volta seu pais natal das mãos dos inimigos.

Boa Noite Punpun
- Publicação em Minissérie
Boa Noite Punpun (Oyasumi Punpun) é um dos grandes sucessos do renomado autor de mangás Inio Asano, o mesmo de Nijigahara Holograph e Solanin, e ganhou uma edição especial no Brasil pela Editora JBC, com coleção completa em sete volumes em formato big (dois volumes japoneses em um brasileiro) e projeto gráfico original, único no mundo, aprovado pessoalmente pelo autor Inio Asano.
Erased
- Publicação em Minissérie
O mangá Erased é completo em nove volumes e conta a história do jovem Satoru Fujiuma, um jovem aspirante a mangaká, que vive um estranho fenômeno no qual volta alguns minutos no tempo. Porém, essa volta está sempre relacionada a alguma tragédia que só ele pode evitar. Um dia, depois de um certo incidente, Satoru acaba voltando 18 anos no tempo. Agora, para sair desse loop temporal e salvar sua família e amigos, ele terá que dar tudo de si para resolver um crime do passado que nunca foi resolvido!
Little Witch Academia
- Publicação em Minissérie
A obra é voltada para o público infantojuvenil, e conta a história da pequena Akko em suas primeiras aventuras na Escola de Magia Luna Nova.
Com uma narrativa que mistura fantasia, comédia e aventura, Little Witch Academia encanta jovens de todas as idades inspirando superação, otimismo e determinação.
O mangá foi publicado em 2019 pela Editora JBC com uma coleção em minissérie de 3 volumes.
Rosa de Versalhes
- Publicação em Minissérie
Um verdadeiro marco na história dos mangás shojo, Rosa de Versalhes é sucesso mundial da autora Riyoko Ikeda. A obra foi produzida entre 1972 e 1973, na mesma época em que as reivindicações pelos direitos das mulheres haviam tido início e estavam em evidência no mundo todo.
A coleção foi publicada em formato de minissérie em 5 volumes pela Editora JBC.
Destaques de autores nacionais
Entre as indicações desta edição também ganham destaque os artistas Lucas Gesse e Waldenis Lopes, que foram selecionados no concurso Brazil Manga Awards (BMA) 3 e dois artistas que serão publicados pela Editora JBC com o selo Start! Santtos e Cah Poszar estão concorrendo a prêmio nas seguintes categorias:
Santtos (Blackout 2)
- Arte-finalista nacional
- Desenhista nacional
- Publicação independente de autor
Apaixonado por quadrinhos e desenhista incansável, já realizou trabalhos para DC comics e outras editoras internacionais. Querendo alcançar novos vôos, decidiu apostar toda a sua carreira como quadrinista. Em 2012 fez a arte da HQ Turno da Noite, escrita por Andre Vianco e distribuído pela editora Rocco. Depois fez trabalhos com as editoras Novo Século e Dark King.
Após realizar incríveis concepts arts e storyboards para filmes e para o mercado de games (Ubisoft / Blizzard), juntou-se com Chris Tex para criar sua primeira HQ autoral Blackout, que ganhará publicação pela Editora JBc com o selo Start!
Cah Poszar (Shoujo Bomb)
- Publicação Independente de Grupo
Cah Poszar é designer, ilustradora e quadrinista. Fã de histórias em quadrinhos desde muito nova – influenciada por títulos como Sakura Card Captors, Rurouni Kenshin e Fullmetal Alchemist. Trabalha na área de licenciamento há mais de 7 anos, tendo ilustrado Guias de Marca de personagens como Barbie, Polly, Hotwheels, Miraculous Ladybug e Wonder Woman. Atualmente trabalha como designer na Mauricio de Sousa Produções, desenvolvendo Guias de Marca dos personagens de Turma da Mônica e derivados.
É autora de Teerra & Windy, que será publicado pelo selo Start! em formatos especiais.
Lucas Gesse e Waldenis Lopes (HarmoniHQ)
- Publicação Independente de Grupo
Lucas Gesse é autor da história Estupefato Mandini, que está publicada na antologia Henshin Mangá Blue e Waldenis Lopes é autor da história Planaltin Powers, lançada na antologia Henshin Mangá Red, ambas edições digitais dos selecionados do concurso BMA 3.
Quando:12 de dezembro de 2020
Onde: Redes sociais do Sesc
Lista completa de indicados: blog.hqmix.com.br/noticias/lista-de-indicados-hqmix-32
Produtos Relacionados
Notícias Relacionadas
Editora JBC participa do Dia do Quadrinho Grátis 2021 16.12.2021 Veja a lista e os links para baixar os quadrinhos grátis. Somente até 19 de dezembro de 2021.
Reposição de Little Witch Academia 16.11.2023 Mangá de Yoh Yoshinari ganha reposição da coleção completa pela Editora JBC
Nausicaä do Vale do Vento é o mangá do 35º Troféu HQMIX 09.11.2023 Obra de Hayao Miyazaki é a vencedora do prêmio na categoria Mangá e Produções Correlatas.


