Planejamento editorial JBC / Covid-19
03.04.2020 Em tempos de crise, mudanças são necessárias. Fique por dentro das mudanças que estamos passando na JBCO mundo mudou. Da noite para o dia a realidade de todos foi drasticamente alterada por conta da pandemia do COVID-19 (Coronavirus). Como todas as empresas ao redor do mundo, a JBC foi afetada e com isso a editora precisou rever toda a sua estratégia de lançamentos para o ano de 2020, desde títulos em linha, mangás digitais até obras recentemente anunciadas.
Os meses de março e abril não chegaram a ter sua programação de lançamentos afetada. Entre títulos recém-lançados e outros que estão prestes a chegar da gráfica, a JBC disponibilizará 10 novas edições – entre elas o vol.17 do Kanzenban de Os Cavaleiros do Zodíaco, o lançamento da versão “trig” (três volumes japoneses em um exemplar brasileiro) exclusiva para o Brasil de Sakura Wars, Hokuto no Ken 6, as edições finais de Fire Punch, entre outros. Abaixo, segue a lista completa de lançamentos de março e abril da JBC:
Março 2020
- Sakura Wars 3×1 (Trig) #01
- Hokuto no Ken #06
- Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya Kanzenban #17
- Cavaleiros do Zodíaco – Lost Canvas #16 e #17
Abril 2020
- Fruits Basket #03
- UQ Holder #16 e #17
- Fire Punch #07 e #08
Diante desse novo cenário, a JBC acredita que este é o momento de ampliar ainda mais o acesso de seu conteúdo aos leitores. Por isso, a produção das versões para ebook dos mangás da JBC foram intensificadas. Além dos “simulpubs” (capítulos publicados no Brasil no mesmo dia que no Japão), os encadernados seguirão sendo publicados nas principais plataformas digitais. O catálogo da JBC hoje conta com mais de 500 volumes em formato digital. É possível comprar qualquer um deles e lê-los onde estiver usando um tablet ou um celular com o aplicativo de cada uma das seguintes plataformas: Kindle, Ibooks, Kobo e Google Livros, ou com os e-readers, como o Kobo ou Kindle.
No último dia 25 de março, os leitores brasileiros puderam ler ao mesmo tempo que os japoneses o capítulo final do mangá The Seven Deadly Sins, um dos títulos de maior sucesso da atualidade e que encerra uma trajetória de oito anos de publicação no Japão . The Ghost in the Shell – The Human Algorithm, Cardcaptor Sakura – Clear Card Arc – ambos mensais – e Edens Zero – que é semanal – seguem com suas publicações normais. Sakura Wars e Gunsmith Cats, que têm o lançamento primeiro em digital em formato tradicional de 200 páginas, também continuam com seu cronograma de lançamento inalterado. O mesmo vale, por exemplo, para as versões em tankobon de Fruits Basket e a volta de A Heroica Lenda de Arslan.
Outros ajustes na produção da JBC ainda estão sendo feitos. A começar pelas gráficas. Além da alta do dólar, as gráficas estão com dificuldade de importar alguns tipos de papéis usados nos mangás da editora. A redução de turnos nessas empresas também afetará a entrega dos produtos físicos dos próximos meses. Ainda há o problema de escoamento da produção. Fora a Amazon e outros sites, as lojas físicas estão fechadas por conta da quarentena. Algumas estão encontrando alternativas de seguir atendendo os seus clientes – usando serviços de delivery, oferecendo frete gratuito ou até retiradas com hora marcada -, mas ainda é pouco para absorver toda a produção mensal da JBC – sem contar os produtos das demais editoras.
O Departamento de Marketing da JBC está trabalhando na divulgação das lojas parceiras que disponibilizam nossos produtos via internet ou encomenda por telefone, sempre visando facilitar o acesso dos leitores aos mangás da editora e fortalecer as relações com lojas, comic shops e livrarias.
Uma nova opção que a JBC estará disponibilizando em breve é o serviço de P.O.D (Print on Demand). Com ele, o leitor poderá comprar qualquer edição de qualquer mangá que estiver disponível no novo serviço, facilitando para que possa completar a sua coleção. Os primeiro títulos do P.O.D da JBC serão o Henshin Mangá 1, 2 e o inédito 3.
Outros novos formatos de distribuição direta pela JBC também estão sendo estudados e logo serão divulgados para o público. O momento é de muita cautela, união e trabalho para enfrentar essa crise da melhor forma possível.