Ano novo, mangá novo! JBC abre 2011 com o lançamento de Code Geass - A rebelião de Lelouch
05.01.2011 A aguardada série assinada por Goro Taniguchi e Ichirou Ohkouchi e com desenho de personagens do CLAMP mistura ficção científica, conflitos sociais e uma trama repleta de ação e aventuraSempre buscando trazer os melhores e os mais pedidos mangás para os leitores brasileiros, a Editora JBC começa 2011 com o lançamento do aguardado Code Geass, cuja franquia conquistou vários prêmios no Japão e êxito de público e crítica.
O primeiro mangá da série a ser lançado no Brasil será Code Geass: A Rebelião de Lelouch (Code Geass: Lelouch of the Rebellion). Assim como sua versão original, a coleção completa dessa primeira fase terá oito volumes em formato tankobon. O novo mangá terá periodicidade mensal.
Um Universo Novo
Com uma narrativa ágil sob atmosfera futurista, Code Geass foi desenvolvido inicialmente como anime pela Sunrise, subsidiária da gigante Bandai Entertainment e responsável por um dos animes de maior sucesso no Japão: a série Gundam, além de outras famosas animações como Inu-Yasha, Cowboy Bebop, Samurai Warriors (Samurai Troopers) e s.CRI.ed. A criação de Code Geass contou ainda com o trabalho de Goro Taniguchi na direção e roteiro assinado por Ichirou Ohkouchi – uma parceria que já rendeu o prêmio de melhor anime de ficção científica do Seiun Award, em 2005, pela adaptação do mangá Planetes, de Makoto Yukimura.
A produção de Code Geass teve ainda a participação de Yoshitaka Kawaguchi, que, para desenvolver o projeto de character design (desenho de personagem), convidou uma equipe de mangakás mais do que competente: o Clamp, grupo responsável por títulos consagrados como Sakura Card Captors, XXXHolic e Tsubasa Reservoir Chronicle (também publicados no Brasil pela Editora JBC), entre outros. A equipe de desenhistas não apenas forneceu muitas ideias como também ajudou a desenvolver o cenário e os personagens do universo de Code Geass.
A estreia da animação na TV japonesa aconteceu em outubro de 2006 pela emissora MBS e o resultado dessa aliança foram os prêmios de melhor anime no 6º Tokyo Anime Awards (2007), série mais popular no 29º Anime Grand Prix realizado pela revista japonesa Animage (que também lhe atribuiu outros dois títulos como Personagem Masculino mais Popular para Lelouch Lamperouge e a Música mais Tocada – “Colors” –, tema de abertura do anime interpretada pela banda de rock japonesa Flow), Melhor Animação para TV no 12º Animation Kobe, e Jun Fukuyama e Ami Koshimizu venceram o Seiyuu Awards como os Melhores Ator e Atriz por suas atuações na dublagem como Lelouch e Kallen Stadfeld, respectivamente, em 2007.
O sucesso não parou por aí. A segunda temporada, intitulada Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2, que estreou em abril de 2008 pela MBS e também pela TBS, foi premiada no Tokyo Anime Awards de 2009 como o Melhor Roteiro, e o Animation Kobe conferiu-lhe mais um título de Melhor Animação para TV. As duas temporadas foram exibidas em outros países como Estados Unidos (pela programação Adult Swim, do Cartoon Network), Canadá, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.
A versão em mangá de Code Geass foi lançada em dezembro de 2006, dois meses depois da estreia do anime no Japão, na revista mensal Asuka, da editora Kadokawa Shoten. Os conflitos que afligem o mundo atual tão bem representados nas cenas do desenho animado foram transportados para os quadrinhos com a mesma maestria, conquistando mais fãs a cada novo capítulo. “A série consegue atingir fãs de diversos nichos e ganha pontos junto aos leitores por usar um recurso que mistura personagens complexos e ritmo ágil no desenvolvimento de sua história, além de prender o público com o seu enredo dramático e cheio de energia”, analisou Todd Ciolek, colunista do site especializado em anime e mangá Anime News Network (ANN).
Code Geass – A rebelião de Lelouch
Autores: Ichirou Ohkouchi e Goro Taniguchi
Número de edições: 8
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Páginas: 184 páginas
Periodicidade: mensal
Preço: R$ 10,90
Previsão de lançamento: 10/01/2011