A moda japonesa no metrô de São Paulo
02.10.2008 Exposição com a curadoria da JBC traz a moda de Harajuku para o metrô de São PauloSão diversas fotos que exploram a criatividade dos japoneses
A Editora JBC, que tem a missão de divulgar e aproximar o Brasil e o Japão, organizou a exposição Estilo Made in Japan, uma coletânea de fotos que enfeitará as paredes do Espaço Cultural BT02, localizado no metrô São Bento, a partir de outubro até o fim de dezembro.
O tema da exposição é a fascinante moda de rua japonesa. Cores, acessórios e muita criatividade são requisitos básicos para se descolar em um mundo que hoje serve de inspiração para todos os estilistas da atualidade. E não é só de mulheres que se abastece a veia pulsante da moda japonesa, os homens também se mostram versáteis e bastante compelidos em se manterem antenados no que faz sucesso nas ruas de Harajuku.
Moda para todos os gostos
O estilo Decora é voltado para as cores
As fotos estão expostas nas paredes da estaçãoPara as tribos urbanas, opções para se vestir é o que não falta. No entanto, alguns estilos distintos se sobressaem e servem como vitrine para aqueles que não residem no Japão, como as lolitas góticas e decoras, por exemplo.
Com suas produções inspiradas no rococó e no estilo vitoriano do século XIX, as lolitas góticas chamam a atenção por onde passam. No Brasil, a inserção dos animes e mangás foi muito importante para a divulgação do estilo entre os fãs, que se identificaram logo de cara com o estilo.
Com as decoras foi a mesma coisa. Estilo que prega a total liberdade na construção do seu visual, deixando a pessoa livre para criar as mais variadas combinações de cores e acessórios, que vão desde pulseiras, chaveiros e diversos pins. O exagero não é uma palavra válida para uma verdadeira decora.
No Brasil, a moda japonesa ocupa um grande espaço tanto no imaginário das tribos urbanas quanto dos criadores de tendências. O bairro da Liberdade, em São Paulo, e os dois últimos SPFW denotam muito bem essa característica de incorporação por parte do público brasileiro.
A exposição nasceu das fotos que Mariana Spagnuolo, jornalista que trabalha na redação da JBC, Tokyo, tirou dos freqüentadores do bairro mais fashion do Japão.
Além das fotos com os modelitos mais inusitados do arquipélago, há também o trabalho de seleção e organização de Ana Lucas, diretora de arte da Editora JBC, que trabalhou o conceito fashion por trás das fotos da jornalista e transportou essa visão para as paredes da estação São Bento do metrô de São Paulo, de modo que o público que prestigiar a exposição possa vivenciar um pouco da liberdade e do vanguardismo dos japoneses na hora de se produzir.
Para que a reprodução de toda a vivacidade das cores encontradas no bairro japonês fosse a mais perfeita possível, a Canon, patrocinadora da exposição, usou a linha imagePROGRAF, que realiza impressões em tamanho grande e de alta resolução.
Estilo Made in Japan conta com o apoio do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado dos Transportes e do Metrô, que cedeu o espaço para exposição.
Estilo Made in Japan
Quando: De outubro de 2008 a dezembro de 2009
Local: Espaço Cultural BT02 – Estação de metrô São Bento (saída Ladeira Porto Geral)
Quanto: Entrada gratuita