Hora de refletir, agradecer e abrir novos horizontes

12.09.2007 "Como japonês, achei extremamente significativo poder divulgar as novidades e tradições da minha terra-mãe"

Existe uma expressão japonesa que diz: “Ju-nen Hitomukashi”, que teria como tradução literal: 10 anos é uma época. Na prática, ela significa que uma década é um período longo o suficiente para que o mundo se altere completamente. E nesta edição a revista Made in Japan completa 10 anos de existência. Júlio Moreno, o editor que foi contratado da editora Abril para criar a revista, agora é nosso diretor executivo. Marina, minha filha que, na época, ainda era estudante, tornou-se diretora de comunicação. E a Patricia Regner que, no início, batalhava para conquistar os primeiros anunciantes, notabiliza-se como a diretora de negócios. A Editora JBC do Brasil, que começou somente com minha filha Luzia e um repórter, hoje tem quase uma centena de funcionários e tornou-se a 15ª maior editora do Brasil, editando apenas publicações especializadas sobre o Japão. Nesse mesmo período, o mundo também sofreu grandes alterações: a internet se espalhou mundialmente e agora vivemos em uma época em que todos se comunicam digitalmente. Foi em meio a todas essas mudanças que a Made in Japan manteve-se firme em sua missão de divulgar a surpreendente cultura japonesa.

Recordando agora, foi há 10 anos que os jornalistas brasileiros que editavam o Jornal Tudo Bem no Japão me procuraram para sugerir o lançamento de uma revista que transmitisse aos brasileiros a emoção que sentiam diariamente por morar no Japão. Como japonês, achei extremamente significativo poder divulgar as novidades e tradições da minha terra-mãe. Concordei, mas, ao mesmo tempo, tive receio de que uma revista especializada na cultura japonesa não tivesse temas suficientes para dois anos e fosse preciso descontinuar a publicação. Para minha surpresa, a realidade mostrou-se bem diferente. Nossos correspondentes no arquipélago nos surpreendem a cada mês com mais reportagens interessantes e hoje tenho a convicção de que o Japão é realmente um assunto inesgotável. Além disso, nossos repórteres divulgam a imigração japonesa, que completará 100 anos no ano que vem, e falam sobre os costumes e culturas nipônicos que se enraizaram no Brasil. A revista chegou aos 10 anos de existência aprimorando seu conteúdo sem parar. Graças a isso, os leitores deixaram de ser exclusivamente da colônia japonesa e a publicação alcançou também muitos brasileiros não-descendentes. Agora que estamos comemorando uma década da publicação, gostaria de agradecer aos nossos leitores de longa data e aos parceiros comerciais que sempre nos apoiaram. Gostaria também de agradecer a todos da redação, que sempre mantiveram a alta qualidade da revista, e às equipes de venda, que têm se esforçado continuamente em conquistar mais e mais colaboradores ao longo desses 10 anos. Se já me questionei se haveria assuntos suficientes, hoje me pergunto quantas décadas serão necessárias para mostrar nas páginas da Made in Japan toda a riqueza cultural do Japão.

Masakazu Shoji
Presidente


:: O diretor executivo Júlio Moreno também comemora os 10 anos da Made in Japan

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.