A revista que mostra a nova cultura do Japão

12.09.2007 Nossa idéia é mostrar o novo Japão, que muda a cada dia, sem cair nas idéias pré-concebidas tão difundidas no mundo

Dez anos atrás recebi uma proposta de mudar para Tokyo e criar uma revista mensal sobre cultura japonesa. Achei que seria uma boa oportunidade de ficar um ano fora do Brasil e ter uma experiência profissional num local em que a cultura fosse completamente diferente da nossa. O plano inicial era lançar a publicação, passar um ano e voltar para meu dia-a-dia tipicamente brasileiro. Contra todas as minhas previsões, estou há dez anos trabalhando com o Japão.

Morei em Tokyo por três anos e, desde que voltei ao Brasil, tenho viajado duas vezes por ano ao arquipélago. Por conta da Made in Japan, minha vida se tornou tão conectada ao Japão que hoje, apesar de não ter nenhuma ascendência oriental, minhas reações são mais parecidas com as de um japonês do que com as de um latino. Ganhei até mesmo um nome em nihongo, que em kanji significa algo como “vida longa ao homem inteligente”.

Essa experiência de integração com o Japão não é uma exclusividade minha na Editora JBC. Essa intimidade com o arquipélago é uma realidade para muitos da equipe da revista. Outros jornalistas e publicitários mudaram-se para o Japão e absorveram esse olhar oriental. O mais curioso é que no ramo editorial raramente uma equipe fica mais do que dois anos numa mesma publicação. No caso da Made in Japan, no melhor estilo nipônico de não mudar de emprego, a mesma equipe toca a revista praticamente desde o início: Ana Lucas na direção de arte, Jhony Arai na edição dos textos, Patricia Regner na condução dos negócios.

Fazer a Made in Japan é um desafio. Afinal, como mostrar ao leitor brasileiro toda a efervescência da cultura japonesa sem cair nas idéias pré-concebidas tão difundidas no mundo todo? Como apresentar de forma surpreendente realidades que, muitas vezes, é preciso estar lá para sentir na pele? Com essa missão, tentamos todo mês desvendar um pouco do Japão para os brasileiros. Nossa idéia é mostrar o novo Japão, que muda a cada dia.

Para nossa surpresa, na semana do fechamento desta edição de 10 anos, fomos brindados com um presente inesperado. O ministro da Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, em visita oficial ao Brasil, tratou da importância da integração entre os dois países em seu discurso oficial, no Bunkyo, em São Paulo. E citou várias vezes a revista Made in Japan, por trazer as notícias do arquipélago em tempo real, e a Editora JBC, pela publicação de mangás e por promover o WCS, concurso mais importante de cosplay do mundo. Para nós, que fazemos a revista há dez anos, este aniversário não poderia ter um presente melhor.

Júlio Moreno
Diretor Executivo

:: O presidente da empresa, Masakazu Shoji, reflete sobre os 10 anos de Made in Japan

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