Editora JBC faz doação ao Projeto Viva Japão

09.05.2007 154 volumes sobre a cultura japonesa foram entregues ao acervo das escolas do Estado de São Paulo
Representantes da JBC e da Secretaria de Educação com os exemplares doados

Principal editora sobre a cultura japonesa no Brasil, a JBC fez uma doação de 154 volumes – entre livros, mangás e revistas Made in Japan – para o Viva Japão, da Secretaria de Estado da Educação. O projeto é uma das principais ações para a comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e está aberto aos alunos da rede estadual paulista.

O objetivo é que os alunos tenham maior contato com a cultura japonesa e até agora 60 escolas já aderiram com iniciativas que vão desde ensinar origami até contar lendas japonesas aos alunos.

O material doado pela JBC será utilizado como consulta das escolas e mostra o comprometimento da editora com sua missão de divulgar a cultura japonesa. Os volumes foram entregues à assessora da Secretaria da Educação Rose Louback e a Hiroyuki Hino, idealizador do projeto e diretor técnico da Coordenadoria de Normas Pedagógicas. Segundo Louback, parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para o sucesso do Viva Japão. “A JBC está dando uma importante contribuição para as comemorações do centenário da imigração”, afirma.

Hino também falou da força dos mangás traduzidos para o português como divulgação de valores importantes da cultura japonesa, como a amizade e a lealdade. “Quando os alunos passam a entender o que os desenhos transmitem, os quadrinhos se tornam uma fonte de saber pedagógico”, conclui.

A coordenadora do Centro de Referência Mário Covas, Maria Salles, afirma que o projeto vai fazer diferença na vida das crianças da rede pública. “A cultura japonesa pode ajudar a dar novas perspectivas de vida para os alunos”, diz.

Viva Japão
Segundo Kokei Uehara, presidente da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, “o Viva Japão é uma das medidas mais efetivas para a comemoração do centenário, pois mostra que o sacrifício de todos os imigrantes para colocar os filhos nas escolas não foi em vão”.

A secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, ressalta a atuação do projeto no intercâmbio entre as culturas japonesa e brasileira. “A presença do japonês já faz parte do nosso dia-a-dia, e os alunos não percebem que os japoneses vieram de uma cultura milenar. É importante conhecer o outro para nos reconhecermos também”, diz.

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.