Editora JBC lança o livro "Minha Vida como Gueixa"

30.01.2006 A verdadeira história de Mineko Iwasaki

Editora JBC lança o livro Minha vida como gueixa – A Verdadeira História de Mineko Iwasaki, a gueixa mais famosa do Japão

“As gueixas não são prostitutas. Não vendem seu corpo, mas sua arte.” Esse é o principal recado que Mineko Iwasaki, a gueixa mais famosa do Japão, dá ao mundo. Sentindo-se ofendida pelo modo como seu universo foi retratado em Memórias de uma Gueixa, primeiramente no livro e agora com o filme, ela resolveu ir aos tribunais norte-americanos processar Arthur Golden, autor da história, por difamação, quebra de contrato e violação de direitos autorais. E mais: resolveu dar sua própria versão para os fatos, escrevendo como realmente vive uma gueixa. O resultado é “Minha vida como gueixa – a verdadeira história de Mineko Iwasaki”, escrito em parceria com a jornalista americana Rande Brown e lançado agora no Brasil, pela Editora JBC. Além do texto rico em descrições detalhadas, o livro traz várias fotos históricas do universo das gueixas.

Tudo começou quando Arthur Golden pediu entrevistas a Iwasaki para escrever seu livro. Ela topou revelar um pedaço do misterioso e inacessível mundo das gueixas, com a condição de não ter a identidade revelada. Um menção ao seu primeiro nome nas páginas de agradecimento e as distorções de seu depoimento, no entanto, levaram Iwasaki a decidir contar sua própria história. O livro já foi lançado em mais de vinte países e, nos Estados Unidos, ficou por várias semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.

“Em três séculos de história das gueixas, jamais uma mulher veio a público contar detalhes de sua vida. Nós somos compelidas por regras implícitas a não fazê-lo em hipótese alguma”, conta Iwasaki, que foi muito criticada no Japão por revelar o universo das gueixas e sua intrincada relação com a elite da sociedade japonesa.

Em “Minha vida como uma gueixa”, Iwasaki revela desde o rigoroso treinamento das gueixas – que, no seu caso, incluiu até a sua adoção por um estabelecimento comercial, o que a tirou de sua família aos 3 anos -, até elas decidirem se aposentar. Durante sua carreira, Mineko conviveu com os homens mais ricos e poderosos do Japão e também personalidades mundiais como a rainha Elizabeth, o príncipe Charles, o diretor de cinema Elia Kazan, entre muitos outros nomes famosos que ela entreteu nas noites de Kyoto.

Mais que a biografia de uma gueixa, este livro é uma verdadeira aula sobre a cultura japonesa.


Para Mineko Iwasaki, ex-gueixa que foi a principal inspiração para o livro de Arthur Golden, a revolta se deu em forma de um processo que ela move contra o autor e o diretor, por ter sua “privacidade desrespeitada” (…). A verdadeira história, diz ela, está na sua biografia“.
Folha de S.Paulo

Memórias de uma Gueixa contou sua história, mas não a que ela queria. Agora, é a vez de Mineko Iwasaki. (…) ‘Minha vida como gueixa’ é supostamente tudo o que o livro de Golden não era: a história de uma gueixa, diretamente da boca dela
Revista Time


Minha vida como gueixa – A Verdadeira História de Mineko Iwasaki
Preço: R$ 39,00
Código: ISBN 85-87679-27-9
Formato: 140 mm X 210 mm
Páginas: 292 páginas

Receba todas as novidades por e-mail!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.