Made in Japan - O que sobrou de Tokyo
12.06.2008 Mostra acontece de 10 a 30 de junho no metrô São BentoExcessos e sobras. Poucas palavras definem tão bem a cidade de Tokyo. Ao se produzir uma matéria jornalística na capital japonesa, é difícil transmitir em apenas algumas páginas tudo o que é visto, ouvido e sentido dentro da gigantesca metrópole nipônica. Muito do que é registrado, não entra na matéria principal por uma simples questão editorial, e o que sobrou de Tokyo não pode ser desperdiçado.
A revista Made in Japan é a principal publicação especializada em cultura japonesa no Brasil. Todos os dias, nossos repórteres e fotógrafos vão para as ruas do Japão produzir uma série de matérias que desvendam esse fascinante país para os brasileiros. É um enorme desafio transmitir em apenas algumas páginas tudo o que vemos, ouvimos e respiramos na capital japonesa. A produção é tão grande que um vasto material e de excelente qualidade acaba ficando de fora da edição impressa por falta de espaço.
As reportagens procuram mostrar os verdadeiros responsáveis por transformar Tokyo em um dos locais mais interessantes do mundo: as pessoas que circulam pelas ruas da cidade. Cada um com seu estilo, eles dão uma atmosfera única à capital japonesa.
A exposição O QUE SOBROU DE TOKYO mostra justamente o que os leitores não viram. Em cartaz na estação de metrô São Bento, no ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa, essa mostra é um presente para o povo brasileiro que acolheu a comunidade nipônica, e tem se dedicado na missão de estreitar cada vez mais os laços entre japoneses e brasileiros transmitindo a cultura nipônica para as futuras gerações.
A exposição O QUE SOBROU DE TOKYO é dividida em cinco temas:
??? HARAJUKU
O radar da moda japonesa: sobram cores, sobram tecidos, sobra estilo
??? ARTISTAS DE RUA
Quando a calçada é o palco: sobram poses, sobram performances
??? COMIDAS DE RUA
O sabor das ruas: sobram calorias, sobram ingredientes
??? AMEYOKO: A 25 DE MAR??O JAPONESA
Nem tudo é sofisticado em Tokyo: sobram vendedores gritando, clientes se apertando e produtos com desconto
??? PERSONAGENS DE TOKYO
A alma da capital japonesa: sobram referências, sobra personalidade
Fotos: Mariana Spagnuolo
Concepção: Pablo Yuba
Realização: Editora JBC – “Japan Brazil Communication”